A tradição da cuca alemã no RS - Tenda do Umbu - Café Colonial, Lancheria, Loja e Lazer

A culinária alemã não só influenciou a construção da gastronomia do Rio Grande do Sul no passado, como também faz parte da tradição gaúcha até hoje, com diversos pratos que marcam presença no cardápio cotidiano dos gaúchos.

E uma das principais iguarias é a cuca, que conquista todas idades com sua massa doce e uma infinidade de recheios. O nome “cuca” vem do termo alemão “Kuchen”, e a cuca de açúcar é conhecida como “Streuselkuchen”.

A partir dela existe uma grande variedade de sabores, que vai desde frutas como uva, laranja e banana, até opções como coco, goiabada, chocolate e ainda as salgadas, que podem misturar linguiça ou torresmo.

A cuca tradicional tem sua origem na antiga Silésia (Schlesien) e na Prússia (Preußen), lugares de onde um considerável número de imigrantes alemães vieram para a região sul do Brasil há cerca de 150 anos. .

Para quem é amante da iguaria germânica, vale a pena conferir o café colonial da Tenda do Umbu, que conta com a tradicional cuca de açúcar e diversos outros sabores, como chocolate, coco, laranja e uva.

E além das cucas, mais de 50 itens compõem o amplo buffet, preparado com as mais deliciosas comidas típicas alemãs. A temporada do café colonial da Tenda começa a partir de 1º de abril, com atendimento nos sábados, domingos e feriados prolongados, das 17h às 21h.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu