As festas Juninas são muito esperadas por todos nós após o carnaval, marcando sempre uma bela passagem de festas no mês de junho, bem no meio do ano.

Tradicionalmente, as Festas Juninas começam no dia 12 de junho, um dia antes do dia de Santo Antônio, encerrando-se sempre no dia 29 de junho, dia de São Pedro.
Antigamente, no dia 24, era celebrado apenas o solstício, dia mais longo do ano que marcava o período do início dos plantios, sendo chamado no início de Festa Joanina, pelo nome apenas do santo São João.

Tempos se passaram e as pessoas passaram a comemorar as datas dos 3 santos, dando-se assim origem ao atual nome Festas Juninas = FESTAS DE JUNHO.

As festas Juninas apresentavam elementos e peças típicas de tradições indígena, africana e europeia, somadas de tradições sertanejas de locais da Europa.

Os portugueses trouxeram a cultura das festas juninas ao Brasil, que se tornou algo crescente e presente até os dias de hoje em todas regiões do país, em especial no Nordeste.

Os principais destaques e atividades das Festas Juninas são:

Balões: Os balões são responsáveis por informar que as festas se iniciaram.

Casamento: Uma brincadeira com os casamentos tradicionais de uma época atrás, onde muitas mulheres e homens eram obrigados a se casar, caso a mulher estivesse grávida. As brincadeiras são muitas nessa hora, entre elas o noivo bêbado e o pai da noiva correr atrás dele para obrigar ao casamento, geralmente com uma espingarda – Qual o genro que escapa dessa? Hahaha 😀
Além disso, após o casamento, o casal puxa a quadrilha.

Quadrilha – Dança de salão típica francesa, onde os casais dançam com vestimentas caipiras, “quadriculadas”. Em homenagem à Santo Antônio (Santo Casamenteiro) uma festa de casamento sempre é realizada em conjunto da quadrilha.

Fogueira: Usada na tradição pagã, por pessoas que comemoram o início do solstício e um dos principais elementos de São João Batista. Além disso, estudiosos afirmam que a fogueira também era utilizada com o intuito de proteção contra os maus espíritos que atrapalhavam boas colheitas.
QUADRADA – Santo Antônio;
REDONDA – São João;
TRIANGULAR –  São Pedro.

Brincadeiras: São muitas as brincadeiras que marcam presença e destaque nas festas Juninas, entre elas: a cadeia, pescaria, correio-elegante, saltar a fogueira, boca do palhaço, argola entre outras.

Além das danças e das brincadeiras, as Festas Juninas ficaram marcadas pelas delícias de pratos típicos que acompanham as mesas nas festas. Entre os alimentos tradicionais das festas juninas estão os derivados de milho (pipoca, pamonha, milho verde na espiga) como também pratos típicos de cada região em especial, sem deixando de mencionar o bom e velho vinho, que é servido, em muitos dos casos, como quentão. Que pedida para esses dias frios, ein?!?!

A Tenda do Umbu está preparando uma FESTA JUNINA ESPECIAL, nosso arraial, e queremos convidar você para vir fazer a festa conosco. Não pode perder essa.

Participe também da nossa campanha do agasalho, e traga uma peça de roupa em troca de um copo de quentão.
Venha apreciar esse momento festivo, divertido e, claro, de caridade social!

Agasalho - Campanha Tenda do Umbu

Dias 15,16,17 e 18 Arraial na Tenda
Esperamos VOCÊ!

PARA DÚVIDAS E MAIORES INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO!

Telefone: 54 3285 1123 | 3285 1321
Whatsapp: 54 99634 4960
E-mail: [email protected]
Redes Sociais: Facebook | Instagram: tendadoumbu

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *