A história da Origem dos moto clubes apresenta muitas curiosidades. Moto clubes fazem parte das estradas de todo o mundo, mas afinal quem geralmente faz parte destes grupos de pessoas apaixonadas por duas rodas?

– Um grupo de amigos?

– Irmãos de estrada?

– Apenas amigos que possuem o gosto por moto em comum? Será? Tentar achar um termo para definir é difícil, para não dizer impossível, pelo fato de ser a junção de muitas dessas perguntas e particularidades delas aliadas entre si.

A sigla MC no Brasil é a abreviatura de Moto Clube, no plural MCs. No exterior o  MC significa Motorcycle Club e só é utilizada por legítimos e tradicionais MCs. Para conseguir entender melhor, nada melhor e mais interessante que voltar um pouco no tempo e ver como foi o início de tudo.

Não há uma certeza plena em relação a qual foi o primeiro moto clube no Brasil e no mundo, havendo discussões sobre o tema. No Brasil muitas pessoas apontam que em 1927, na rua Ceará, cidade do Rio de Janeiro iniciou o primeiro moto clube (Moto clube do Brasil – Guanabara), porém o mais antigo que se tem notícias atuais é o Moto Clube Campos que já está chegando perto de completar um século de existência. É muito tempo de estrada, não acha?

motoclubes-conheca-um-pouco-da-historia-dos-motoclubes-2

Nos EUA, há registros que afirmam que o primeiro moto clube foi formado por mulheres, em 1940, sendo chamado de “Motormaids Inc”.

As Motormaids, ao contrário do que muitos pensam, é o moto clube mais antigo no sentido de possuir o (Certificado + Carta Patente), estando na frente dos mundialmente famosos Hells Angels e Outlaws MC.

motoclubes-conheca-um-pouco-da-historia-dos-motoclubes-1

Nesse mesmo período, mais de 200 marcas diferentes de motocicletas eram produzidas no mundo, mas apenas 3 se consolidaram: Harley Davidson, Indian e Excelsior, obtendo juntas 90% das vendas no setor.

Na década de 50 o motociclismo teve seu período mais negro da história, período este onde os motociclistas começaram a montar grupos maiores e alguns até sem muito controle, com atitudes imprudentes, conflitos diversos que passaram a serem vistos como coisas de gangues em alguns casos e de grupos que defendiam territórios em particular, sendo muito valorizado, principalmente, em filmes de Hollywood.

Contudo, essa mesma década marcou a internacionalização dos moto clubes, tendo estes que seguirem alguns padrões internacionais de relacionamento e de irmandade do clube. Essa mesma época foi marcada com o início de dois famosos moto clubes: Zapatas (SP) e Balaios (RJ).

Na década seguinte o cenário em Hollywood foi diferente e filmes valorizaram as motocicletas pelo mundo, tendo um dos seus ápices com o filme “A Grande Fuga” com participação de Elvis Presley, Roustabout e Steve McQueen e também com o filme Easy Riders (Sem Destino – Brasil). Além de trazer valores ligados a busca de Liberdade, Irmandade, Amor Pela Estrada e também Sensualismo os filmes fizeram uma limpeza no preconceito imposto anos antes, dando espaço para, resumidamente, romantismo e liberdade até meados de 1980.

O Maior do moto clube do mundo é o Hells Angels MC (Fundação – 1948). Ao longo dos anos muitos outros moto clubes chamaram a atenção, entre eles um que já foi intitulado o maior do Brasil “Os Abutres”, mas perdeu o lugar para os “Bodes do Asfalto”.Os Abutres ainda são um dos mais conhecidos do mundo, criados em 1989 e possuindo a incrível marca de mais de 8 mil membros regularmente cadastrados e presentes em 27 estados, assim como em diversos países da América Latina, Europa e Ásia.

MC Abutres - ABUTRE'S MC FACÇÃO MANAUS

Atualmente existem milhares de moto clubes, espalhados pelo mundo todo, dando surgimento para as as federações de moto clubes, às quais os motos clubes podem se filiar, desde que cumpram todos os pré-requisitos necessários determinado pelos órgãos.

Se você faz parte de algum moto clube e costuma andar pela BR 116, lados da serra gaúcha, em especial na Rota Romântica e Picada Café, venha visitar a Tenda do Umbu. E para você que já conhece, frequenta e também curte motos, deixe seu comentário dizendo o que achou dessas curiosidades e que mais te inspira antes de subir na moto – queremos saber!

Ao passar por aqui, não se esqueça de dar uma passada na nossa loja e ver os diversos produtos que temos! De brinquedo temático até uma linda e resistente Jaqueta de Couro.
Veja mais da Tenda clicando AQUI.

Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *