Conheça a Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis - Tenda do Umbu - Café Colonial, Lancheria, Loja e Lazer

Mais um dos encantos da Serra Gaúcha, o Parque Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis é um lugar que transborda história, evidenciando a cultura germânico no Rio Grande do Sul.

Os imigrantes alemães chegaram no sul do país por volta de 1822, mas a história do Parque começa em 1974, quando ocorreu a comemoração dos 152 anos da imigração alemã no RS. A partir da necessidade de preservar a cultura dos antepassados, a Aldeia foi sendo construída com todo o tipo de acervo e peças germânicas.

A principal característica do Parque é a arquitetura enxaimel, com casas que se estendem pelos 10 hectares do local. Depois de toda a pesquisa e cuidado com os detalhes que demonstrassem a cultura dos descendentes, a inauguração da Aldeia dos Imigrantes ocorreu em 1985.

As construções enxaimel abrigam a capela do imigrante, casa paroquial, casa da cantina, ferraria, cemitério, escola comunitária, casa do sapateiro, casa do professor, estúdio fotográfico à moda antiga e, é claro, o museu histórico municipal.17

A Aldeia ainda conta com lojas de malhas, de artesanatos e de produtos coloniais, salão de baile para apresentações folclóricas e uma Cervejaria Biergarten, também conhecida como Jardim das Cervejas.

É uma viagem no tempo pelas raízes dos imigrantes alemães na Serra Gaúcha. Para quem quer fazer um passeio repleto de cultura, história e belezas típicas, o Parque Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis é uma ótima opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu