Dicas para conhecer o Vale dos Vinhedos - Tenda do Umbu - Café Colonial, Lancheria, Loja e Lazer

A serra gaúcha é rica em pontos turísticos dos mais variados tipos e para todos os gostos. Mas, dentre as diversas cidades da região e em meio a tantas opções, uma não pode ficar de fora do roteiro de todo turista: o Vale dos Vinhedos.

Localizada a cerca de 120 km de Porto Alegre, a região se estende pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Conhecido como o principal produtor de vinhos e espumantes do Brasil, o Vale recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX.

Nessa região do Rio Grande do Sul, o turista encontra mais de 30 vinícolas. A maioria delas oferece visitas guiadas, com guias turísticos enólogos que são responsáveis por apresentar os imensos parreirais e as variadas opções de degustação de vinhos, além da harmonização com refeições especialmente preparadas.

Entre dezembro e março de todo ano ocorre a colheita das uvas, conhecida como vindima, se tornando uma das melhores épocas para visitar a região, sendo possível contemplar os parreirais repletos de todos os tipos de uvas e ainda ajudar na colheita e pisa das frutas.

A primeira dica para aproveitar o passeio é fazer o trajeto contornando a serra pela BR116, e, depois da parada obrigatória na Tenda do Umbu, visitar as principais vinícolas de Bento Gonçalves e Garibaldi, que são: Casa Valduga, Miolo, AuroraSalton, Chandon e Peterlongo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu