Serra Gaúcha marca presença no MasterChef Brasil - Tenda do Umbu - Café Colonial, Lancheria, Loja e Lazer

A Serra Gaúcha e os vinhos brasileiros ganharam destaque no episódio desta semana do programa MasterChef Brasil, que foi ao ar no dia 04/04, exibido pela Band.

A primeira prova coletiva fora do estúdio desta quarta temporada aconteceu em um local que não poderia ser mais apropriado para elaboração de um menu harmonizado: os vinhedos da Serra Gaúcha, região responsável por cerca de 90% da produção de vinhos e espumantes no país.

No programa, pela primeira vez os cozinheiros amadores deixaram o estúdio e foram desafiados a preparar um menu completo para ser harmonizado com bebida de três produtores de vinhos locais: Aurora, Perini e Casa Valduga. Na prova, tiveram que elaborar um menu de livre escolha com três pratos para 80 convidados, entre fabricantes de vinhos e fãs da bebida.

Cada prato deveria harmonizar com um vinho de um desses produtores. Um espumante brut para entrada, um tinto da uva merlot para acompanhar o principal e espumante docinho, ou demi-sec, para fazer par com a sobremesa. Os vinhos utilizados na prova mostraram a pluralidade e versatilidade da vitivinicultura nacional. Além disso, uma regra básica teve que ser atendida: usar produtos regionais nas receitas.

Com articulação do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o programa levou aos municípios de Bento Gonçalves, Farroupilha e Pinto Bandeira os 20 competidores, os chefs-jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin, a apresentadora Ana Paula Padrão, além de ex-participantes, diretores e equipe técnica do talent show.

Além do episódio gravado no interior do Rio Grande do Sul, os vinhos estarão presentes em toda quarta temporada de MasterChef Brasil. Uma adega instalada junto ao mercado utilizado nas provas pelos competidores, oferecerá diferentes variedades de rótulos para aproveitamento nas receitas.

Para conferir tudo o que rolou no episódio do programa MasterChef, clique aqui e acesse o site oficial da emissora.

1 Comentário. Deixe novo

[…] -> SERRA GAÚCHA EM DESTAQUE NO MASTERCHEF […]

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu